As mídias sociais se inserem na vida de grande parte da sociedade ao redor do mundo, nos mais diversos segmentos, impactando a forma de agir, pensar e se relacionar dos sujeitos. Às bibliotecas, como organizações responsáveis por disponibilizar acesso à informação, ao conhecimento e à aprendizagem, é imprescindível o acompanhamento das mudanças sociais e transformações tecnológicas, para que possam cumprir o seu papel na sociedade contemporânea.

Neste contexto, as pesquisadoras Maira Nani França (UNESP) e Angela Maria Grossi de Carvalho (UNESP) buscaram identificar as características da produção científica brasileira sobre mídias sociais e bibliotecas de modo a acompanhar sua evolução e identificar tendências. Maira é pesquisadora da Linha 01 do GEINFO, que estuda Gestão Institucional e de Unidades de Informação.

Elas constataram que o domínio analisado tem sido discutido pela comunidade científica de Ciência da Informação desde 2007, principalmente no âmbito das bibliotecas universitárias. A maioria dos autores citantes e citados pertence à CI, em colaboração com pesquisadores da Comunicação Social e Sociologia.

Para ler o texto completo, acesse o artigo na Revista Em Questão neste link.