A pesquisa “O Acesso Aberto na América Latina: iniciativas e perspectivas para o futuro”, de autoria das professoras Bruna Lessa, Kátia Rodrigues e Flávia Garcia Rosa, que são participantes da linha de pesquisa em Comunicação Científica do GEINFO, apresentado no IX ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC 2019, em Barcelona – Espanha, traz uma reflexão acerca da inserção da América Latina na adoção do movimento de Acesso Aberto. Considera-se neste estudo que o acesso aberto e a ciência aberta asseguram a democratização do conhecimento e amplia o plurilinguismo, a inclusão e o desenvolvimento da ciência.
O EDICIC é promovido pela Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe. A associação foi é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega instituições e pessoas da área de educação e de pesquisa dedicadas à formação universitária de profissionais nos campos científicos da Ciência da Informação (Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia) na Íbero-América e Caribe.
O Encontro tem por finalidade fortalecer e integrar a atuação das instituições públicas e privadas e dos docentes/pesquisadores universitários que tenham como missão principal a formação, no nível de graduação e pós-graduação, de profissionais que queiram atuar nos campos da Ciência da Informação na Ibero-América e Caribe.
Siga o evento no Twitter.