Ocorreu no dia 12 de abril de 2019, em Brasília, Distrito Federal, reunião promovida pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias para discutir, entre outros temas, o projeto Avaliação de Biblioteca Universitária em Plataforma Web. Considerado relevante para o setor, passou  a contar com o apoio da referida Comissão, na perspectiva de implementação do projeto e verificação da sua viabilidade para ser adotado em instituições federais.

“O projeto vem para ocupar uma lacuna pois não havia nada de concreto no Brasil. E ainda não há. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) oferece uma estrutura avaliativa, atualmente bem resumida (apenas avalia acervo). E, mesmo quando se tentava avaliar cobertura, os indicadores se mostravam inadequados ou insuficientes. O modelo teórico que fiz no doutorado tentou dar conta dessas lacunas, desenvolvendo um sistema de padrões e indicadores, na mesma estrutura do INEP e propondo a biblioteca como uma dimensão a ser avaliada e nao dentro da dimensão Infraestrutura como era feito até então, segundo os instrumentos daquele Instituto”, explica Nídia.

Com uma plataforma web, a exemplo das que o próprio INEP, a Capes e o CNPq usam, tem-se uma ferramenta mais robusta, flexível, com mais funcionalidades, inclusive que converse com os sistemas acadêmicos, com o Pergamum. E, finalmente, que possa retratar com fidedignidade o desempenho das bibliotecas por meio de serviços, produtos e atividades.

Estiveram presentes: a presidente da CBBU, Leonilha Lessa; a diretora de planejamento da CBBU, Sigrid Weiss; a diretora do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Marcia Valéria Brito Costa; o diretor do sistema de bibliotecas universitárias da Universidade Federal de Mato Grosso, a bibliotecária Maria Carmen Romcy, e a coordenadora do GEINFO, a professora Nídia Lubisco.