Os convidados

….

 

 

18 e 19 de outubro de 2010
salvador, bahia, brasil

MENU



semana nacional de ciência e tecnologia
Sérgio Amadeu da Silveira(Universidade Federal do ABC) Graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005). Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. Ativista e militante do Software Livre. http://samadeu.blogspot.com/
——————————————————————-

Sérgio Amaral(Unicamp)
Concluiu o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 1992. Atualmente é Professor Livre Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Publicou artigos em periódicos especializados e 2 trabalhos em anais de eventos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Internet, Educação, Tecnologia Educacional, Tecnologia, Comunicação, Educação e Comunicação, Ambientes Virtuais, Biblioteca, Cidadania e Colaboração.
——————————————————————-
Alexandre Oliva (FSFLA) Graduado em Engenharia de Computação (1995) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), instituição em que iniciou doutoramento em Ciência da Computação, ainda a concluir. Desde junho de 2005 é conselheiro co-fundador da FSFLA, organização irmã latino-americana da Free Software Foundation dos EUA, atuando como articulista e divulgador de Software Livre. Desde fevereiro de 2000 é engenheiro de compiladores na Red Hat, atuando como desenvolvedor de Software Livre na área de compiladores.
————————————————————————————

Nelson De Luca Pretto(UFBA)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, pesquisador do CNPq. Conselheiro titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2007/2010). Editor da Revista da Faced (www.revistafaced.ufba.br). É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado Tabuleiros Digitais [http://www.tabuleirosdigitais.org] desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA. Coordenador do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e integra os grupos de pesquisa Laboratório Interdisciplinar sobre informação e Conhecimento (UFRJ) e Ábaco (UnB).
——————————————————————-
Gilberto Monte

Formado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Compositor, instrumentista e produtor musical, coordenou por 3 anos a área de arte e tecnologia da ONG Eletrocooperativa e desde 2007 é responsável pela Diretoria de Música da FUNCEB/ SECULT – BA. Tem desenvolvido uma série de editais e projetos como o Fórum de Artes, Mercado e Tecnologia, Seminário de Economia da Música, Programa de Fomento às Filarmônicas, Novembro – Música em Todos os Ouvidos e Programa Expo Música Bahia como Diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia/ Secult. Como consultor e curador tem atuado junto a Petrobrás, Conexão Vivo, Ministério da Cultura, entre outras instituições. Atualmente coordena a área de painéis e palestras da Feira Música Brasil (MINC). Na área musical já trabalhou com nomes como Arto Lindsay, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Lucas Santtana, Rebeca Matta, tara_code, O Cumbuca, Dj Dolores, Chico Correa, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Wagon Cooking, entre outros.
——————————————————————-

Andre Stangl

Filósofo, dj e videomaker. Ajudou a criar o Programa “Rádio Africa” sobre música africana na Educadora FM. Foi pesquisador do CEAO e do ISC na UFBA, professor da UNIJORGE (BA), consultor do Programa Cultura e Pensamento (MinC), colaborador da Ong Eletrocooperativa e da rede de jornalismo cultural Overmundo. Mestre em Cibercultura (FACOM-UFBA), atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisa Internacional ATOPOS (ECA/USP), consultor do projeto de games Educacionais QUASAR (Virgo/RHAE/CNPq) e pesquisador bolsista da Funarte. http://andrestangl.wordpress.com
——————————————————————-
Cláudio Manoel Duarte
(UFRB)
Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (1990) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003), na Linha de Pesquisa em Cibercultura, atualmente é professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Produtor Cultural, Professor do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo e Convergência da Faculdade Social da Bahia. É Dj-fundador do grupo Pragatecno de e-music. Integra a coordenação do programa Plug (software livre no Recôncavo Baiano/UFRB) e edita, há 10 anos, a revista digital 404notfound com o professor dr. André Lemos sobre cibercultura.
——————————————————————-
Lúciano Matos
(IRDEB)
Jornalista, blogueiro e DJ. Nascido em Salvador em 1974, há mais de dez anos atua na cobertura do cenário musical baiano e brasileiro, especialmente o chamado mercado independente. Tem longo histórico na cobertura de festivais e eventos pelo país. Há mais de cinco anos mantém este blog, onde centraliza boa parte de seus textos voltados a área de música. Já foi colunista por 4 anos e colaborador do jornal A Tarde e do site brasileiro da MTV. Colabora com publicações e sites diversos. Apresentou e produziu programas de rádio, como o Rock Loco, voltado ao rock numa rádio comunitária de Salvador, além de quatro programas Jam Sessions da A Tarde FM (Rock, Jazz e Blues, Cinema e Lançamentos). Atualmente é um dos produtores e apresentadores do Radioca, programa voltado a música brasileira contemporânea e discussões sobre o mercado musical. Tem também realizado consultorias, participado de comissões e curadorias sobre música em diversas instituições e premiações. Atua também como produtor e DJ (el Cabong) das festas Nave (focada em rock, música pop e afins) e Baile Esquema Novo (focado em música brasileira diversa).
——————————————————————-
Mário Sartorello
(IRDEB)
Radialista profissional com dezoito anos de experiência, já atuou em emissoras de rádio como locutor, apresentador, programador musical, editor, produtor de programas musicais, coordenador artístico e diretor geral. Em televisão desenvolveu as atividades de apresentador e entrevistador. Como pesquisador musical atua como Dj e como músico atua como saxofonista, principalmente em grupos de música instrumental.


Promoção

.

Licença Creative Commons

A obra Evento Ética Hacker e o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de Gec-Faced-UFBA foi licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição – Uso Não-Comercial – Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em www.eticahacker.faced.ufba.br.

 

Os comentários estão encerrados.