Dissertações

Dissertações pesquisadores do GEC, disponibilizadas no repositório da UFBA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

1997
Arnaud Soares de Lima Junior – As Novas Tecnologias e a Educação Escolar: um olhar sobre o Projeto Internet nas Escolas (soares.arnaud@gmail.com) – Orientador: Nelson Pretto

1998
Lynn Rosalina Gama Alves – Novas cartografias cognitivas: uma análise do uso das tecnologias intelectuais por crianças da rede pública de Salvador – BA (lynnalves@gmail.com) – Orientador: Nelson Pretto

2000
Cristiana de Aguiar Serra – Aprendizado cooperativo com a Internet: a experiência do Projeto Kidlink no Brasil (crisserra@uol.com.br) – http://www.ufrgs.br/infotec/teses00-02/resumo_123.html
Orientador: Nelson Pretto

2001

Graciela Carbonari – O Programa Nacional de Informática na Educação nas Escolas Públicas de Ijuí/RS (graciela.carbonari@bol.com.br) – Orientador: Nelson Pretto


João Gualberto Rizzo – Tecnologia da informação e mudança organizacional: uma proposta para o centro de processamento de dados da Universidade Federal da Bahia (joao.gualberto@casacivil.ba.gov.br) – Orientador: Nelson Pretto

 

2002
Alessandra de Assis Picanço – Educação a distância e outros nós – uma análise das telessalas do Telecurso 2000 coordenadas pelo SESI na Bahia (bralessandra2007@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 -Orientador: Nelson Pretto

Ana Cristina Gomes Bezerra – Informática Educativa no contexto da Pedagogia de Projetos – Orientador: Edvaldo Couto

Fábio Giorgio Santos Azevedo – Tecnologias de Transmissão Cultural: a experiência da escola de comunicação Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (fabiogi@ufba.br) – pdf-icone-8309-128Orientador: Felippe Serpa

Edméa Oliveira dos Santos – O Currículo e o Digital: educação presencial e a distância (edmeabaiana@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

2004

Patrícia Nicolau Magris – Escola-cidade, cidade-escola: espaços de aprendizagem do tempo do agora (magris2005@yahoo.com.br) – Orientador: Nelson Pretto

Raimundo Claúdio Silva Xavier – Ciberespaço, cibercorpo, ciberaprendizagem: o novo status do conhecimento (cxdesign@uol.com.br) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

2005

Jorgina de Cássia Tannus Souza – Ouvidos silenciados, mãos que falam: os surdos e a teleinformação (jc_tannus@hotmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

Telma Brito Rocha – O Programa TV Escola no Município de Irecê-Bahia: Limites e Possibilidades da Educação a Distância no Interior do Brasil. (telmabr@gmail.com) – pdf-icone-8309-128Orientador: Nelson Pretto

2006

Adriane Lizbehd Halmann – Reflexão entre professores em blogs: aspectos e possibilidades (ahalmann@gmail.com ) – pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

2007

Juliana Brandão Braga Marzo – Corpo protético no esporte (julianabbm@hotmail.com) – pdf-icone-8309-128Orientador: Edvaldo Couto

Maristela Midlej Silva de Araujo – O Desenho Didático Interativo na Educação Online e a Prática Pedagógica no Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo de caso (marimidlej@gmail.com ) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

Paulo Cesar Oliveira – Ressignificações da Inclusão Digital: Interfaces Políticas e Perspectivas Socioculturais nos Infocentros do Programa Identidade Digital (pcezar@salvador.ba.gov.br ) – Orientadora: Maria Helena Bonilla

Valdirene Cássia da Silva – Corpos híbridos em mentes diáfanas: as tribos urbanas no universo escolar de Palmas e suas (inter)ações com as tecnologias da informação e da comunicação (valdirene.silva0@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

2008

Amaleide Lima dos Santos – “Tá vendo aquele edifício moço?” – A especificidade da inclusão digital para trabalhadores da construção civil não alfabetizado (amaleidelima@yahoo.com.br ) – pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

Socorro Aparecida Cabral Pereira – Saberes Docentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (socorroleti@ig.com.br) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

2009

Caio Monteiro Melo – Aparências valorizadas e contornos sublinhados: a construção do corpo e da imagem do docente televisivo na Fundação Universidade do Tocantins (caiocmm@hotmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

2011

Darlene Almada Oliveira Soares – Formação de professores: uma experiência de produção de audiovisuais abertos e colaborativos (darlenealmada@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

Joseilda Sampaio de Souza (Sule Sampaio) – Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital (sulesp@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

Lívia Andrade Coelho – As Relações dos alunos da EJA com as tecnologias digitais: implicações e possibilidades na vida de cada um (coelho.livia2@gmail.com ) – pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

2012

Karina Moreira Menezes – Sentidos produzidos sobre as TIC em discursos do Proinfantil (kaikamenezes@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

2013

Ana Elisa Drummond Celestino Silva – TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: Relações de professores com o smartphone (anaelisaba@yahoo.com.br) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

Isabel Cristina Moreira Santos – A Incorporação das TIC como possibilidade de superação da “cultura do silêncio” na Educação do Campo (prof.isabelcristina@hotmail.com) – pdf-icone-8309-128Orientadora: Maria Helena Bonilla

Marildes Caldeira de Oliveira – LETRAMENTO DIGITAL EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o curso de Pedagogia da FACED/UFBA (caldeira.mari@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

Raquel Souza Zaidam Nassri – Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BA (raquelzn4@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

2014

Daniel Silva Pinheiro – Potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos para a educação formal em tempos de cibercultura (danielpinheiro26@gmail.com)- pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

Handherson Leyltton Costa Damasceno – Os tablets chegaram: as tecnologias móveis em escolas de Salvador (handhersondamasceno@gmail.com ) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson Pretto

Maria Helena Oliveira e Marinho – As concepções e práticas dos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFBA ,campus Salvador, em relação às tecnologias digitais. (mhelenamarinho@gmail.com) pdf-icone-8309-128  Orientadora: Maria Helena Bonilla

Maria Léa Guimarães da Silva – A inclusão digital nas políticas públicas de inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação: o discurso e a prática dos cursos de formação de professores (mlguima2007@gmail.com pdf-icone-8309-128  Orientadora: Maria Helena Bonilla

Ugo Barbosa de Mello – Formação em Organização da Cultura: análise da experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais (ugobm2@gmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Couto

2015

Aderlan Gonçalves Almeida; Katia REgina da Silva; Joécio Carlos da Silva. Tecnologia digital interativa na EJA: uma proposta libertária e colaborativa articulada em rede. pdf-icone-8309-128 Orientadores: Maria Helena Bonilla e Nelson Pretto (Mestrado Profissional em Educação )

Helena Avanzo. A Arquitetura de Instituições Federais de Ensino Superior no Contexto da Cibercultura os espaços de formação. pdf-icone-8309-128  Orientador: Nelson Pretto

Raphaele Nascimento Silva – Nas redes do romance: a literatura na era digital e a formação do leitor literário (raphaelle.ns@hotmail.com) – pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Souza Couto

Rita de Cássia Carregosa Carvalho. Desafios de uma prática inclusiva na Educação Superior: um estudo de caso na Universidade de Brasília. pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

2016

Caio Marcelo Formiga. Cultura digital e juventudes do campo: vivências no Assentamento Terra Vista. pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

2017

Cinthia Margarita Sabillón Jiménez. Labrando caminos: fatores que condicionan las prácticas pedagógicas con tecnologias digitales de los profesores de Santa Bárbara – Honduras. Orientadora: pdf-icone-8309-128 Orientadora: Maria Helena Bonilla

Danillo Mota Lima. Nada contra, apenas não curto: educações e construções do corpo afeminado no/pelo Scruff.  pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Souza Couto

Quesia Silva do Carmo. Quem precisa de feminismo? Pedagogias e narrativas feministas no Tamblr. pdf-icone-8309-128 Orientador: Edvaldo Souza Couto

Yuri Bastos Wanderlei. Mídias e tecnologias Livres: as experiências dos educadores da Rede Anísio Teixeira. pdf-icone-8309-128 Orientador: Nelson De Luca Pretto

Os comentários estão encerrados.