Bolsista: Milena Machado

Título: O livro digital: práticas de escrita colaborativa e publicação on-line

 Aluna: Milena Machado

 Resumo:

Esta parte da pesquisa objetiva investigar as práticas e hábitos de escrita em rede, de modo coletivo e colaborativo, e de publicação on-line, desenvolvidas por professores e alunos da pós-graduação em educação, da faculdade de educação, da universidade federal da Bahia. Cabe a bolsista ampliar a pesquisa bibliográfica em livros impressos e em livros digitais, ler e sistematizar o material encontrado, elaborar e aplicar o questionário, on-line, entre professores e alunos que formam o corpus da pesquisa e analisar os dados obtidos. É também sua responsabilidade redigir a primeira versão de um artigo e preparar o relatório da pesquisa. Não menos importante, contudo, é sua integração ao conjunto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC, inclusive freqüentando os seminários centrados em outras pesquisas do grupo. A bolsista participará tanto das discussões temáticas mais específicas como das atividades de aprofundamento teórico-metodológico mais gerais.

Justificativa da escolha do aluno:

A aluno Milena Machado cursa a licenciatura em pedagogia, participa regularmente das atividade do grupo de estudos em cibercultura, e participa também do grupo de pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologias – GEC, na faculdade de Educação.

Objetivos específicos da bolsista:

  • Compreender as possibilidades e limites do livro digital na educação;
  • Investigar práticas de escrita, coletiva e colaborativa, e publicação de livros/textos em formato digital, de professores e alunos do programa de pós-graduação em educação – FACED-UFBA;
  • Potencializar usos do livro digital na sua vida escolar cotidiana;
  • Produzir e publicar, em versão eletrônica, em parceria com o orientar, um artigo sobre o tema;
  • Apresentar o trabalho em evento acadêmico.

Resultados específicos da bolsista:

Ao concluir a pesquisa é esperado que a aluno apresente os seguintes resultados:

  • Demonstre, em apresentações no grupo de estudos e em eventos acadêmicos, compreensão e domínio teórico sobre o tema estudado;
  • Desenvolva o hábito de leitura de livros/textos em formato eletrônico;
  • Escreva um artigo sobre os usos, possibilidades e limites da produção em rede de textos, de modo coletivo e colaborativo, e sobre hábitos de publicação de textos em formato eletrônico, por parte dos professores e alunos do programa de pós-graduação em educação – FACED-UFBA;
  • Alimente o banco de dados público do Grupo de estudos Educação, Comunicação e Tecnologias com bibliografias e resultados da pesquisa;
  • Tendo em vista que o PIBIC está orientado para o aprimoramento da formação teórico-metodológica e técnica do estudante de graduação, considera-se um resultado fundamental o crescimento intelectual do bolsista e sua qualificação para a pós-graduação.
Cronograma específico de execução:

Agosto de 2008 a Janeiro de 2009

  •  Levantamento bibliográfico e de sites específicos;
  • Leitura das referências bibliográficas coletadas;
  • Aplicação do questionário on-line aos professores e alunos da pós-graduação em educação;
  • Análise dos dados;
  • Redação preliminar de um artigo;

Fevereiro de 2008

  • Redação do relatório parcial da pesquisa

Março/Maio de 2009

  • Conclusão da redação do artigo;
  • Apresentação em evento acadêmico
  • Publicação em versão eletrônica do artigo

Junho/julho de 2009

  • Relatório final da pesquisa

 

Os comentários estão encerrados.