Bolsista: Marildes Caldeira

.

Dados

  • Nome: Marildes Caldeira De Oliveira
  • Email:marildes.ufba@yahoo.com.br

 Título: O livro digital: hábitos e práticas de leitura

 Resumo:

Essa parte da pesquisa trata-se da investigação sobre hábitos e práticas de leitura de livros/textos em versão eletrônica por parte dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em educação, da Faculdade de Educação, da universidade federal da Bahia. Cabe a Marildes Caldeira de Oliveira ampliar o levantamento bibliográfico em livros impressos e em livros digitais; ler e sistematizar o material selecionado; formular e aplicar o questionário on-line aos professores e alunos que formam o corpus da pesquisa, com a finalidade de identificar usos, hábitos e práticas de leitura de livros/textos em versão eletrônica; analisar os dados da pesquisa; escrever a primeira versão de um artigo; apresentar resultados da pesquisa no grupo de pesquisa e em evento acadêmico; elabora o relatório da pesquisa. Não menos importante, contudo, é sua integração ao conjunto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC, inclusive freqüentando os seminários centrados em outras pesquisas do grupo. A bolsista participará tanto das discussões temáticas mais específicas como das atividades de aprofundamento teórico-metodológico mais gerais.

Justificativa da escolha do aluno:

A aluna Marildes de Oliveira se destacou na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas, na Graduação em Pedagogia, onde desenvolveu leituras específicas sobre cibercultura e educação. Ao cursar a disciplina se aproximou do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC e ampliou usos do computador na vida cotidiana e passou a usar a internet de modo mais autônomo. Tem demonstrado interesse por estudos nessa área das conexões entre Tecnologias e Novas Educações, em especial sobre o uso da internet em pesquisas acadêmicas. Manifestou claramente sua vontade em participar de um projeto de pesquisa por entender que a pesquisa tem significativa relevância na formação do aluno. O fato de já ter aproximações e envolvimentos com as relações entre Tecnologias e Educação e de querer estudar a formação de professores me parece o perfil ideal de aluna para participar como bolsista desse projeto de pesquisa.

Objetivos específicos do bolsista:

Compreender as possibilidades e limites do livro digital na educação;
Investigar hábitos e práticas de leitura em formato digital desenvolvidos por professores e alunos do programa de pós-graduação em educação – FACED-UFBA;
Identificar hábitos de leitura de livros em versão eletrônica;
Potencializar usos do livro digital na vida escolar cotidiana;
Produzir e publicar, em parceria com o orientar, um artigo sobre o tema da pesquisa;
Apresentar o trabalho em evento acadêmico.

Resultados específicos do bolsista:

Ao concluir a pesquisa é esperado que a aluna apresente os seguintes resultados:

Demonstre, em apresentações no grupo de estudos e em eventos acadêmicos, compreensão e domínio teórico sobre o tema estudado;

Desenvolva o hábito de leitura de livros em formato eletrônico;

Escreva um artigo sobre os usos, possibilidades e limites do livro eletrônico por parte dos professores e alunos do programa de pós-graduação em educação – FACED-UFBA;

Alimente o banco de dados público do Grupo de estudos Educação, Comunicação e Tecnologias com bibliografias e resultados da pesquisa.

Tendo em vista que o PIBIC está orientado para o aprimoramento da formação teórico-metodológica e técnica do estudante de graduação, considera-se um resultado fundamental o crescimento intelectual do bolsista e sua qualificação para a pós-graduação.

Cronograma específico de execução:

Agosto de 2008 a Janeiro de 2009

  • Levantamento bibliográfico e de sites específicos;
  • Leitura das referências bibliográficas coletadas;
  • Aplicação do questionário on-line aos professores e alunos da pós-graduação em educação;
  • Análise dos dados;
  • Redação preliminar de um artigo;

Fevereiro de 2008

  • Redação do relatório parcial da pesquisa

Março/Maio de 2009

  • Concluir a redação do artigo;
  • Apresentação em evento acadêmico;
  • Publicação eletrônica do artigo

Junho/julho de 2009

  • Relatório final da pesquisa

Horário de Marildes
Relatório parcial

Os comentários estão encerrados.