GEC Indica

Em produção!

Indicamos a seguir outros sites relacionados às ações que o GEC desenvolve e que são mantidos pelo grupo.

Rádio FACED: www.radio.faced.ufba.br

A Rádio FACED é parte do projeto de pesquisa do GEC – Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, entitulado Do MEB à WEB: O Rádio na Educação. Coordenado pelo Prof. Nelson Pretto, conta com o apoio de voluntários e de bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e financiados pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Rádio FACED transmite 24h por dia e possui programação musical além de programas sobre inclusão digital, economia solidária, crônicas e variedades. Estes programas são produzidos pelos voluntários com a supervisão da equipe da rádio, mas também veiculam-se contribuições de outros grupos e web rádios. A Rádio FACED abre espaço em sua programação para transmissões ao vivo de eventos e palestras que estejam (não somente) no âmbito da Educação, Comunicação e Tecnologias.

Tabuleiros Digitais: www.tabuleirodigital.faced.ufba.br

Tabuleiro Digital é o projeto de inclusão digital proposto pelo GEC que tem como objetivo favorecer a inclusão sociodigital através do acesso público à internet. A organização dos TD está centrada na lógica das REDES, de forma que o acesso ao mundo digital possa se dar de forma plena e intensa. Além do acesso à REDE, esse projeto tem como compromisso político a divulgação e utilização de Software Livre (sistemas operacionais que permitem a liberdade de executar, estudar, modificar e distribuir o programa). Essa opção está conceitualmente articulada aos princípios do Projeto, que visa o uso das tecnologias numa dinâmica de LIBERDADE plena de acesso e navegação, sem restrições a sites, nem controle técnico sobre o tempo de uso ou para a identificação prévia dos usuários que o procuram, sendo assim um ambiente de autogestão.

Atualmente o projeto está sendo tocado em três cidades da Bahia – Salvador, Irecê  e Arataca.

RIPE: www.ripe.faced.ufba.br

Este é um projeto de produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação do RIPE – Rede de Intercâmbio de Produção Educativa.

Um projeto do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) em parceria com o Laboratório de  Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Ciberparque: www.ciberparque.faced.ufba.br

O Ciberparque ocupa um lugar ao sol no Município de Irecê, Região do semi-árido na Bahia. Com esse centro de produção multimídia, aberto e livre, estamos no rumo da produção democrática da cultura digital através da forte integração de ações de educação e cultura no espaço da escola.

Trata-se, portanto de um movimento construído coletivamente com o propósito de possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associado aos processos educacionais formais e não-formais garantindo aos cidadãos do Munícipio de Irecê acesso livre ao universo tecnológico, a capacitação para a produção de bens culturais.

São parceiros no projeto a Prefeitura municipal de Irecê e  a Faculdade de Educação da UFBA por meio do GEC.

 

Os comentários estão encerrados.