PROUCA é destaque na 11ª OID

Uma das pautas de grande relevância, dentre as muitas que foram discutidas na 11ª Oficina para inclusão digital e participação social (OID) , esteve diretamente relacionada as ações do PROUCA- Programa um computador por aluno. Além da presença da Prof. Léa Fagundes, outros ativistas estiveram empenhados em questionar as políticas públicas de acesso as TIC  que estão em andamento no Brasil, especialmente as que se referem a mobilidade, como no caso do PROUCA.

A mediação do debate foi feita por Beá Tibiriça que teve que lidar com as calorosas participações dos pesquisadores, ativistas, telecentristas, e presentes em geral que estavam na platéia. A temática interessa bastante ao GEC/UFBA já que o grupo é o responsável pela formação do PROUCA no estado da Bahia. A representação do GEC ficou por conta de Daniel Pinheiro (mestrando/formador UCA), Handherson Damasceno (mestrando/formador UCA), Pedro Silva (doutorando) e Caio Formiga – que ministrou um minicurso durante o evento.

Houve oportunidade durante os dias da oficina para que os participantes tivessem acesso a minicursos, atividades culturais, de interação, bem como estivessem frente a frente com representantes do governo – responsáveis pela implementação das políticas. Dentre eles, esteve ali um agente do MinC que tentou defender-se em sua fala com relação a política dos Telecentros. O mesmo foi diretamente confrontado pelos presentes e teve que prestar esclarecimentos. Na oportunidade, a oficina se colocou também enquanto espaço claro de embates, proposições e questionamentos. Como elemento final, foi elaborada uma carta que deverá ser entre diretamente a presidente Dilam Russef com todos os anseios que foram referenciados naquela oportunidade.

Os detalhes das diversas discussões ocorridas durante a OID, podem ser acessados na página oficial do evento ou nos demais canis de comunicação intensamente utilizados oficial e extraoficialmente ali:

facebook: https://www.facebook.com/OID2012 // programação completa: http://oficinainclusaodigital.org.br/programacao/tematicas // fotos: http://oficinainclusaodigital.org.br/imprensa/fotos


Ps.: A OID contou com uma infra-estrutura de rede wifi
impecável nas dependências do evento, também foi fornecida uma ampla possibilidade de acesso às redes e ao conteúdo das discussões. #PontoPraInclusãoDigital!

Esta entrada foi publicada em Cultura, eventos, Sem Categoria, UCA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


5 + quatro =