1° Encontro com os meninos do Tabuleiro Digital.

 



    No dia 8 de setembro de 2008, foi promovido um encontro entre os membros do GEC-Grupo de Pesquisa em Educação,Comunicação e Tecnologias – e os principais utilizadores das máquinas do projeto Tabuleiro Digital. Esse público é composto por jovens na faixa etária de 11 à 25 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores dos bairros Garcia e Calabar. O encontro foi no auditório 1, da Faculdade de Educação (FACED-UFBA), onde foi exibido o documentário “Tensões e Dinâmicas do Tabuleiro Digital”, produzido por Washington dos Santos (monitor do Projeto no período de 2007 a 2008) e Bruno Gonsalves (bolsista Pibic). No vídeo são abordados conflitos cotidianos entre os estudantes da FACED e os jovens das comunidades circunvizinhas em relação ao uso das máquinas e espaços da Faculdade. O principal motivo desta desarmonia reside no fato dos usuários ultrapassarem o tempo sugerido de acesso, que é o de 1 hora, e o conteúdo que é acessado por esta parcela utilizadora do Tabuleiro Digital. Os estudantes da UFBA em sua maioria discordam do acesso a páginas do Orkut, MSN e, principalmente, os jogos – e afirmam que tais conteúdos não acrescentam na formação dos indivíduos. Quando os meninos assistiram ao documentário, a principal queixa foi de que estudantes que no vídeo criticavam o excesso no tempo de acesso, também faziam o mesmo. Mesmo diante de tantos conflitos, todos foram unânimes ao afirmar que se sentem à vontade no ambiente acadêmico e que se existisse uma réplica do projeto nas escolas onde estudam, freqüentariam menos o Tabuleiro. O objetivo da reunião foi promover uma maior integração entre os utilizadores e a equipe do GEC, criando assim uma relação baseada na cooperação e no diálogo. Finalizando o encontro foi oferecido um lanche, para caracterizar o lançamento do documentário em primeira mão para aqueles que quase que diariamente contam com este espaço da FACED.

Por Juliana Soares.

WikiBrasil

As discussões sobre os desafios e oportunidades para produções colaborativas de conhecimento livres no Brasil, será tema debate no proximo dia 10 de novembro em São Paulo. O evento, denominado WikiBrasil: Mutirão de Conhecimentos Livres, celebra também o início da atuação da Wikimedia no Brasil.
O debate contará com a presença de alguns pesquisadores tais como Gilson Schwartz, Sergio amadeu entre outros.. Veja mais informações no blog "
Stoa". O detalhe é para os que não estarão em Sampa nessa data, pode acompanhar pela internet e mandar seus questionamento.

Por Sule

Mudanças na lei de direito autoral no Brasil!

Em agosto do ano passado, bem na época do lançamento do nosso livro Além das redes de colaboração, aconteceu em Sampa um seminário sobre acesso e direito autoral, promovido pelo MinC.

Como fruto do seminário, um grupo de pessoas da sociedade civil que estava lá presente (e também pessoas como eu que não puderam estar por lá), elaborou um documento que sistematizasse o nosso entendimento sobre os rumos de uma possível reforma da lei de direito autoral.

O documento buscou sistematizar propostas de reforma pensadas a partir do interesse público e de artistas, que levassem em conta as possibilidades abertas pelas novas tecnologias de reprodução e comunicação digital. Nossa ambição é que essa carta, construída coletivamente, possa desempenhar um papel central na reformulação da lei.

Chegou a hora de aumentar essa turma que apoia o documento uma vez que a luta não vai ser pequena.

O documento esta aberto a novas adesões e depois partiremos para uma ampla divulgação do mesmo.

Veja o documento aqui em pdf.

Para assiná-la, simplesmente envie seu nome para bsraraujo@gpopai.usp.br

 

Nelson Pretto

Moodle Ufba

Queremos parabenizar ao Projeto EAD-CPD Moodle UFBA,  que no Moodle Moot 2008, evento anual que reúne a comunidade brasileira de usuários de Moodle, nos dias 03 e 04 de outubro, nas instalações da Universidade Meckenzie na cidade de São Paulo, premiou o projeto atarvés da Universidade Federal da Bahia, como um modelo de implantação baseado numa proposta explícita de respeito às diretrizes de desenvolvimento do Moodle e de integração na comunidade internacional. 
Como fruto de um trabalho em equipe e como sendo uma das componentes dessa equipe ficamos muito felizes por essa conquista!
Abraços
Sule

Começou hoje (20/10) a Goscon 2008

Com conferenciastas espalhados nos cinco continentes interligados por meio de videoconferências inciou hoje a Goscon 2008.  O evento apresenta cases e reflexões sobre o uso de software livre pelos governos  em todos os cantos do mundo.

Este ano o governo brasileiro apresentará cases e debaterá o uso de softwares livres por governosparticipando do painel de  Dialogo Global sobre o impacto do software livre na transformação de governos.  Participam pelo serpro  Marcos Mazzoni e  Carlos Machado,  A programação completa do evento pode ser acessada em: http://goscon.org/program.  Já os arquivos e videos das ediçoes anteriores da conferência podem ser encontradas em: http://goscon.org/archives.

Por, Dorierdson em 20/10/2008.

Novidades da lingua Portuguesa!

 
Mudanças nas regras do português??? E agora, o que é certo, o que é errado??? Para ajudar a esclarecer nossas dúvidas, encontrei na minha lista de blogs, através do blog "Circuito" que  foi lançado o iDicionario Aulete. Em que podemos encontrar 818 mil verbetes, definições e locuções, acesso livre, gratuito e interativo na internet. Para os internautas acaba de entrar no ar a primeira versão beta do iDicionário Aulete. Já apresentando a nova reforma ortográfica da língua portuguesa, o site do iDicionário dá acesso à íntegra da norma, textos e uma tabela explicativa, fácil de usar, criada com o objetivo de desmistificar as mudanças na escrita.

 


Para facilitar as consultas nesse primeiro período de fase de transição e adaptação às novas regras, a equipe da Lexikon decidiu manter a busca a partir da antiga ortografia, e então, remete o internauta para o verbete destacando as grafias, antiga e atual da palavra, além de todas as definições possíveis. Outra novidade interessante, o internauta pode acessar ainda o "Aulete Coletivo", versão wiki do dicionário, onde é possível discutir e propor alterações ou a criação de novos verbetes, atarvés de participação de fóruns de discussão. Essa colaboração permitirá, após as devidas filtragem e edição do dicionario, e assim, buscando aproximar acervo de palavras ao universo da língua falada. E a novidade maior! Os usuários do IE e do Firefox têm a opção de instalar links para pesquisa instantânea no iDicionário Aulete nos navegadores.
Vale a pena conferir!
por: Sule

Ativistas do movimento software livre e representantes de projetos de ID reunem-se com Lula

Na última sexta-feira (26/09) diversos representantes de movimentos sociais  e projetos de inclusão digital reuniram-se com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o acessor da presidência da república para assuntos de inclusão digital, Cesar Alvarez.  A pauta  pauta da reunião contemplou desde a lei de cibercrimas e o controle da internet até o aumento de verbas no orçamento de 2009 para custeio e fomento dos diversos programas de ID em curso atualmente país afora.

O presidente da Associação software livre, Marcelo Branco, fez um breve relato do encontro que pode ser lido em: http://www.softwarelivre.org/news/12139

Estamos na torcida que o encontro traduza-se em ações concretas para o aumento e a melhoria da qualidade das políticas públicas de inclusão digital em curso atualmente no país.

Por, Doriedson Almeida

Visita ao Tabuleiro Digital em Pirajá


O grupo de estudos de inclusão digital, visitou o Tabuleiro Digital no dia 06/09/2008, para conhecer um pouco a rotina e os objetivos do projeto.

Apesar de todos nós termos nos perdido em Pirajá, a visita ao Tabuleiro Digital foi bastante proveitosa, pois conversamos muito com os monitores do projeto e colhemos informações muito significativas.

Segundo os monitores do Tabuleiro, a comunidade onde está localizado o projeto é muito desacreditada com os projetos antigos, por conta disso, a frequência ao tabuleiro é menor do que a esperada, outros fatores que diminuem a freqüência ao uso do Tabuleiro Digital de Pirajá são:

* Bairro dividido em 3 localidades: Rua Velha, Rua Nova e Conjunto Pirajá (quem é morador de uma localidade não costuma frequentar a outra por conta da distância, então preferem ficar na sua comunidade. O Tabuleiro Digital fica na Rua Velha);

* Vinculam o projeto à Igreja Católica (o Tabuleiro fica localizado num espaço comunitário cedido por uma igreja católica);

* No Conjunto Pirajá a maioria das pessoas possui computador e rede.

 

Vale lembrar que:

* A maioria das pessoas que frequentam o TD de Pirajá é formada por adolescentes e crianças;

* A freqüência aumenta a partir das 16 horas;

* O TD tem 18 máquinas, mas apenas 10 funcionando (Os monitores e colaboradores realizam a meta-reciclagem, reaproveitamento de computadores danificados, e grafitam os CPUs dando à eles um visual novo);

* Não pode entrar no tabuleiro fardado;

* Só é possível acessar se estiver cadastrado;

* O tempo de uso por pessoa é de 30 minutos e para quem vai fazer trabalho escolar é de 1 hora;

*Há pouca visibilidade do local onde fica situado o Tabuleiro Digital.

A visita foi rápida, mas ficou claro que há algumas demandas, a exemplo:  oficinas para ensinar as crianças e adolescentes a utilizar e preservar os computadores, divulgar mais o projeto, rever o tempo determinado por dia, enfim ainda tem muita a se fazer.

O projeto é muito recente, foi inaugurado em 01 de julho de 2008 e  faz parte de uma das ações do Programa Onda Solidária, que tem a missão de contribuir no processo de inclusão sócio-digital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas, sociais, culturais e de difusão da filosofia do software livre.

 


 

 

 

livro clip

você conhece o livro clip?

É um site que disponibiliza alguns livros (muitos deles saem do dominiopublico), em formato digital. Mas o diferencial são os clipezinhos:  que apresentam a obra de forma muito interessante, para instigar a leitura pelos pequenos – e grandes tb…

será que funciona? será que faz alguma diferença?

postado por Adriane

PROINFO e INTERNET DEVEM CHEGAR A ESCOLAS RURAIS EM 2009

Com a homologação do edital para a compra de 7.000 computadores vencido pela empresa ITAUTEC o MEC/SEED/PROINFO prepara-se para inaugurar o programa em escolas rurais.   A configuração dos espaços obecerá ao formato já adotado pelo programa em escolas urbanas com a utilização de 5 micros, 01 servidor e uma impressora para cada unidade atendida.

Essas escolas deverão  conectar-se a internet via satélite através do programa GESAC, já que o Minicom e a Embratel assinaram no último dia 26 contrato de ampliação do programa para 12.000 pontos espalhados em todo o território nacional.

Segundo o minicom as antenas GESAC serão destribuidas da seguinte forma:

   * 5.500 telecentros do Minicom, dos quais 1.500 estarão em escolas
públicas;
   * 6.000 também em escolas públicas, em parceria com o Ministério de
Educação;
   * 340 órgãos militares (pelotões especiais de fronteira e batalhão de
selva);
   * 260 pontos de cultura do Ministério da Cultura;
   * 200 em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social
(principalmente nas áreas de menor índice de desenvolvimento humano);
   * 128 em telecentros do Ministério do Meio Ambiente (aldeias indígenas
e comunidades ribeirinhas);
   * 90 para a Secretaria da Aqüicultura e Pesca;
   * 70 pontos da Casa Brasil;
   * 45 telecentros da rede Mocambos e comunidades quilombolas;
   * 42 nos telecentros do Comitê das entidades de combate a fome e pela
vida.

Embora a conexão via satélite seja cara e ainda esteja longe de contribuir de uma mneira mais eficiente para o bandarlagamento e democratização efetiva do acesso à informação esperamos que os recursos investidos contribuam para avanços na qualidadeda educação do campo e para ampliar o acesso a informação em comunidades rurais. 

Fica o desafio para o MEC e para os estudiosos do tema de atuarem na construção de propostas de intervenção que atendam a diversidade e adequem-se às realidades sócioculturais das escolas rurais, atuando em sintonia com as recentes propostas em debate no MEC sobre educação do campo.

Por doriedson