I Encontro de Formação em Comunicação Comunitária

Em Juazeiro – Ba

O evento começou com as apresentações das entidades realizadoras. Seus representantes falaram que o evento é para aproximar forças sociais e políticas que estavam dispersas. O evento é uma extensão do Seminário Comunicador Comunitário que aconteceu em dezembro passado no Irdeb e que o GEC tb esteve presente.

Considero importante lembrar que estamos em uma região sisaleira, localizada no semi-árido e marcada pelas desigualdades sociais, por tanto uma região que necessita de um meio de comunicação que favoreça a comunicação para discutir questões sociais que a aflinge.

Neste evento há uma preocupação com a criança, fato comprovado pela participação da Unicef, no sábado houve um momento específico para refletir sobre o ECA – Estatudo da Criança e Adolescente.

O resultados da pesquisa Comunicação Comunitária em Juazeiro e Região do Sertão do São Francisco – UNEB foi:

Os municípios, dentro desse perímetro, que possuíam rádios comunitárias e alto-falantes. Revelou que no universo de 175 rádios em 10 municípios, apenas 3 possuíam uma licença definitiva de funcionamento.

Essa pesquisa tb revelou que uma parte das rádios comunitárias comportam-se como repetidoras, fato que acontece por falta de conhecimento dos gestores da rádio sobre o estatuto das rádios comunitárias. A Rádio De Uauá, por exemplo, tinha uma proposta com base neste estatuto, mas hoje, por um motivo ainda desconhecido pelos pesquisadores, ela está fechada.

Essa pesquisa tb mostrou que os comunicadores comunitários consideravam que a participação popular na rádio se resume em uma ligação para pedir música ou anunciar um recado.

Foi apresentado tb o projeto Ondas Livres, que surgiu também a partir do Seminário Comunicador Comunitário no Irdeb. Com esse projeto o Irdeb pretende abrir as rádio comunitárias para o mundo, apostando na GEC – FACED – UFBA, na implatação de rádios pela Web.

Mário Sartorello disse que gostaria de ter a oportunidade de falar para o presidente Luiz Inácio que ele cometeu um equivoco em deixar Hélio Costa no Ministério das Comunicações, pois ele só apertou o cerco contra as rádios comunitárias.

Precisamos dizer mais?
 

Luciana e Bruno.

 

No Responses to “I Encontro de Formação em Comunicação Comunitária”

No comments yet

Leave a Reply