Proposta de um novo currículo na Inglaterra.

Lançada hoje aqui na Inglaterra, de acordo com jornal The Guardian, a nova proposta curricular para o ensino básco do Reino Unido.
Interessante proposta que introduz de forma explicita o uso dos blogues, do twitter e de todos os demais elementos que compõem a chamada media contemporânea, elementos chaves que caracterizam a cibercultura.

Claro que a confusão já está estabelecida, com reclamações de todos os lados, da pouca discussão sobre o tema. O interessante é que a própria mídia, e aqui falo do The Guardian, termina polarizando o debate entre se é importante ensinar Twitter ou Segunda Guerra Mundial… Claro que esse não é o ponto e não deve ser essa discussão…

O fato é que, numa primeira leitura, percebe-se algo de fundamental: o fortalecimento dos professores na escola e, digo eu, principalmente no coletivo da escola. Isso, seguramente, pode fazer a diferença mas, ser também um problema se as condições não forem adequadas.

O novo currículo proposto passa a ter seis básicas áreas de aprendizagem, em vez de 13, como era antes. São elas:
1. compreensão do  Inglês, comunicação e linguagens
2. compreensão matemática
3. compreensão científica e tecnológica
4. compreensão do  humano, social e ambiental
5. compreensão da saúde física e bem-estar
6. compreensão das artes e do design.

Boas discussões.. Vamos acompanhar.

Nelson Pretto

No Responses to “Proposta de um novo currículo na Inglaterra.”

No comments yet