Visita ao Tabuleiro Digital em Pirajá

O grupo de estudos de inclusão digital, visitou o Tabuleiro Digital no dia 06/09/2008, para conhecer um pouco a rotina e os objetivos do projeto.

Apesar de todos nós termos nos perdido em Pirajá, a visita ao Tabuleiro Digital foi bastante proveitosa, pois conversamos muito com os monitores do projeto e colhemos informações muito significativas.

Segundo os monitores do Tabuleiro, a comunidade onde está localizado o projeto é muito desacreditada com os projetos antigos, por conta disso, a frequência ao tabuleiro é menor do que a esperada, outros fatores que diminuem a freqüência ao uso do Tabuleiro Digital de Pirajá são:

* Bairro dividido em 3 localidades: Rua Velha, Rua Nova e Conjunto Pirajá (quem é morador de uma localidade não costuma frequentar a outra por conta da distância, então preferem ficar na sua comunidade. O Tabuleiro Digital fica na Rua Velha);

* Vinculam o projeto à Igreja Católica (o Tabuleiro fica localizado num espaço comunitário cedido por uma igreja católica);

* No Conjunto Pirajá a maioria das pessoas possui computador e rede.

Vale lembrar que:

* A maioria das pessoas que frequentam o TD de Pirajá é formada por adolescentes e crianças;

* A freqüência aumenta a partir das 16 horas;

* O TD tem 18 máquinas, mas apenas 10 funcionando (Os monitores e colaboradores realizam a meta-reciclagem, reaproveitamento de computadores danificados, e grafitam os CPUs dando à eles um visual novo);

* Não pode entrar no tabuleiro fardado;

* Só é possível acessar se estiver cadastrado;

* O tempo de uso por pessoa é de 30 minutos e para quem vai fazer trabalho escolar é de 1 hora;

*Há pouca visibilidade do local onde fica situado o Tabuleiro Digital.

A visita foi rápida, mas ficou claro que há algumas demandas, a exemplo:  oficinas para ensinar as crianças e adolescentes a utilizar e preservar os computadores, divulgar mais o projeto, rever o tempo determinado por dia, enfim ainda tem muita a se fazer.

O projeto é muito recente, foi inaugurado em 01 de julho de 2008 e  faz parte de uma das ações do Programa Onda Solidária, que tem a missão de contribuir no processo de inclusão sócio-digital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas, sociais, culturais e de difusão da filosofia do software livre.

One Response to “Visita ao Tabuleiro Digital em Pirajá”

1. Adorei o relato. Espero que as dificuldades desse projeto sejam superadas. Esse lance do tempo deve ser olhado com mais cuidado… Ass: Mônica Paz