1° Encontro com os meninos do Tabuleiro Digital.

 



    No dia 8 de setembro de 2008, foi promovido um encontro entre os membros do GEC-Grupo de Pesquisa em Educação,Comunicação e Tecnologias – e os principais utilizadores das máquinas do projeto Tabuleiro Digital. Esse público é composto por jovens na faixa etária de 11 à 25 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores dos bairros Garcia e Calabar. O encontro foi no auditório 1, da Faculdade de Educação (FACED-UFBA), onde foi exibido o documentário “Tensões e Dinâmicas do Tabuleiro Digital”, produzido por Washington dos Santos (monitor do Projeto no período de 2007 a 2008) e Bruno Gonsalves (bolsista Pibic). No vídeo são abordados conflitos cotidianos entre os estudantes da FACED e os jovens das comunidades circunvizinhas em relação ao uso das máquinas e espaços da Faculdade. O principal motivo desta desarmonia reside no fato dos usuários ultrapassarem o tempo sugerido de acesso, que é o de 1 hora, e o conteúdo que é acessado por esta parcela utilizadora do Tabuleiro Digital. Os estudantes da UFBA em sua maioria discordam do acesso a páginas do Orkut, MSN e, principalmente, os jogos – e afirmam que tais conteúdos não acrescentam na formação dos indivíduos. Quando os meninos assistiram ao documentário, a principal queixa foi de que estudantes que no vídeo criticavam o excesso no tempo de acesso, também faziam o mesmo. Mesmo diante de tantos conflitos, todos foram unânimes ao afirmar que se sentem à vontade no ambiente acadêmico e que se existisse uma réplica do projeto nas escolas onde estudam, freqüentariam menos o Tabuleiro. O objetivo da reunião foi promover uma maior integração entre os utilizadores e a equipe do GEC, criando assim uma relação baseada na cooperação e no diálogo. Finalizando o encontro foi oferecido um lanche, para caracterizar o lançamento do documentário em primeira mão para aqueles que quase que diariamente contam com este espaço da FACED.

Por Juliana Soares.

No Responses to “1° Encontro com os meninos do Tabuleiro Digital.”

No comments yet

Leave a Reply