Considerado um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, conteúdo e entretenimento digital, o Campus Party começa a preparar sua edição no Brasil, que acontecerá no Prédio da Bienal, em São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 2008.
Na última semana chegaram a São Paulo os executivos da empresa espanhola Futura Networks, responsável pela organização do evento, acompanhados do brasileiro Marcelo Branco, que vai dirigir a etapa brasileira do Campus Party.
A Futura Networks já se estruturou em São Paulo e neste momento prepara a montagem da equipe que vai trabalhar na edição brasileira do Campus Party. Dentro de alguns dias a empresa deve apresentar ao mercado o projeto comercial do evento, detalhando como patrocinadores, expositores e parceiros poderão participar das diversas atividades.
O leque de atrações do Campus Party Brasil passa por incríveis robôs que conversam e interagem com o público, simuladores em terceira dimensão, programas de software livre destinados à inclusão digital, games de última geração e a presença de autoridades mundiais na área da tecnologia e do entretenimento. É o que informa o sociólogo Sérgio Amadeu, responsável pela organização dos conteúdos do evento no Brasil.
A mais instigante de todas as atrações para os cerca de 3 mil participantes e 30 mil visitantes esperados em São Paulo é uma poderosa banda de 5Gb, disponível para o compartilhamento de conteúdos e conhecimentos. Neste ambiente, um arquivo de 600 Mb, por exemplo, é baixado em menos de 4 minutos.
O Campus Party já teve onze edições, todas realizadas na Espanha. A última ocorreu um julho deste ano na cidade de Valência, reunindo 8 mil apaixonados pela internet que chegaram com seus computadores, barracas e mochilas e acamparam por uma semana nesta grande e inusitada festa.
O Brasil foi escolhido para sediar a primeira edição do evento fora da Espanha pela importância estratégica do País no ambiente da sociedade em rede. Somos os maiores usuários de internet do mundo e também os maiores consumidores das social networksOrkut, MSN, My Space e Gazzag, literalmente invadidas pelos internautas brasileiros). (comunidades como
O Campus Party Brasil traz para São Paulo o mesmo lema aplicado na edição espanhola: “A internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”.
Segundo Marcelo Branco, diretor do evento, “há uma preocupação permanente dos organizadores no sentido de consolidar o Campus Party como um ambiente aberto para ensinar, aprender e compartilhar o conhecimento digital”.
Apoiado pelas maiores empresas mundiais de tecnologia, comunicação e entretenimento, o Campus Party Brasil vai proporcionar aos participantes uma verdadeira maratona dividido em nove áreas temáticas: Astronomia, Robótica, Criatividade, Games, Pesquisa, Desenvolvimento, Software Livre, Modding e Simuladores.
O prédio da Bienal em São Paulo será dotado de uma completa infra-estrutura especialmente planejada para o evento, incluindo área de lazer, vestiários, restaurantes, lanchonetes, banheiros, supermercado, lojas, enfermaria e um setor para camping, onde os inscritos poderão montar suas barracas e guardar objetos pessoais.
As inscrições para o evento serão feitas pela Internet através de um endereço que será divulgado nas próximas semanas.
* Roberto Andrade é jornalista e diretor de Marketing e Comunicação do Campus Party Brasil