Pragmatismo radical e construtivismo institucional: uma discussão em torno de Roberto Mangabeira Unger

maio 19, 2020 | Comentários desativados em Pragmatismo radical e construtivismo institucional: uma discussão em torno de Roberto Mangabeira Unger

Amanhã (20), além da mesa moderada pelo prof. Giovanni Rolla (veja informações aqui na página), ocorrerá a mesa “Pragmatismo radical e construtivismo institucional: uma discussão em torno de Roberto Mangabeira Unger”, com a participação do professor José Crisóstomo de Souza, do Departamento de Filosofia da UFBA. 

#CongressoVirtualUFBA2020 #FilosofiaUFBA #PragmatismoRadicaleConstrutivismoInstitucional

mesa crisostomo png

“Em contraste com Richard Rorty (ou com seu lado mais tímido, “hegeliano de direita”), mas também com o “determinismo estrutural” de Marx, o filósofo brasileiro Roberto Mangabeira Unger acredita que o pensamento político-filosófico deve fornecer programas de ação com conteúdo detalhado para a aplicação imediata na e pela política real. O pensamento ungeriano é constituído por um projeto de reconstrução social pela política, com base numa reconstrução filosófica de hegelianismo e pragmatismo, que converge com o que temos discutido, entre UFBA e UFF, como um ponto de vista “pragmático-poiético” e Teoria Brasil.” (Prof. Dr. Pedro Lino de Carvalho Júnior, Departamento de Direito Privado – UFBA)

Você pode ver toda a programação do Congresso Virtual UFBA  2020 no site http://congresso2020.ufba.br/


Comments

Comments are closed.

Name (required)

Email (required)

Site

Speak your mind