Ágora UFC – Unidade Filosófica dos Contrários

novembro 22, 2019 | Comentários desativados em Ágora UFC – Unidade Filosófica dos Contrários

Cartaz da Àgora 2

O PET de Filosofia convida todas e todos para a segunda edição da Ágora UFC (Unidade Filosófica dos Contrários), que ocorrerá em São Lázaro no dia 27/11/2019 (quarta-feira), no Auditório da Biblioteca (primeiro andar).
O tema desta edição será “Da Tranquilidade da Alma“, sobre o qual os debatedores Alexandre Magno (Filosofia – UFBA) e Fernando Portela (Psicologia – UFBA) disputarão o melhor meio de alcançar a tranquilidade. Diante de uma vida repleta de inquietações (dúvidas, medos, anseios, etc.), filósofos tradicionalmente tentaram dar conta desse problema, que agora também é (em algum sentido) tarefa de psicólogos. Os debatedores apresentarão suas posições sobre o assunto e, ao final, será aberta a discussão para o público. Teremos presente no ringue o Ceticismo (pirrônico), o Estoicismo e o Mindfulness como possibilidades de enfrentarmos nossas inquietações e alcançarmos a tranquilidade.
Cada debatedor escreve um breve paper que contenha o núcleo de sua argumentação, para ser enviado ao público (aquivos em anexo).
O evento é aberto à toda comunidade UFBA e comunidade externa. Venham!
O que é a Ágora UFC?
A Ágora UFC é uma atividade desenvolvida pelo PET de Filosofia que tem o objetivo de incentivar o debate público no curso. Mais do que escrever e publicar artigos, os filósofos ao longo do tempo dedicaram-se assiduamente ao debate público com seus pares e opositores, a fim de solucionar os problemas de seu tempo. Sigamos esse caminho!
Em nosso curso muitos estudantes queixam-se da herança estruturalista que domina a atividade filosófica e acadêmica no Brasil. A tendência de nos tornarmos exclusivamente comentadores de ideias alheias é muito forte. Ainda que o trabalho de comentário e historiografia seja de suma importância para a boa atividade filosófica, não é suficiente. É neste sentido que a Ágora UFC se apresenta como um espaço onde os estudantes podem debater suas próprias posições filosóficas, um lugar onde um bom argumento vale mais que uma interpretação fiel à lógica interna de um texto.

Convidamos os estudantes do curso para que venham opinar, argumentar e criticar, enriquecendo o debate.
Atenciosamente,

Alexandre Magno Querino Amaral Silva