XLIII ENCONTRO NIETZSCHE

maio 13, 2019 | Comentários desativados

Cartaz1 Encontros Nietzsche

Nietzsche se definia como um pensador extemporâneo. Com isso ele queria marcar seu posicionamento crítico em relação aos valores vigentes e sua exortação a novos valores, dissonantes a sua época. Situado num momento delicado do pensamento europeu, marcado pela decadência do idealismo alemão e de avanços no âmbito das ciências naturais, Nietzsche também propunha discutir o lugar da filosofia na cultura, o que o aproxima, mesmo que criticamente, de movimentos que iriam marcar profundamente o século seguinte e nossa época, como o neokantismo, o positivismo e a hermenêutica. Sua extemporaneidade, assim, conduz a nossa contemporaneidade. Desses elementos pode-se vislumbrar a ambiguidade tanto do caráter extemporâneo de sua obra em sua época, que não deixa de ser coetânea ao redimensionamento da filosofia do século XIX, quanto do seu caráter extemporâneo no momento atual, já que seus valores continuam a questionar um padrão que herdamos da modernidade.

Estes Encontros Nietzsche pretendem proporcionar um lugar de discussão dessas ambiguidades e de diálogo entre a filosofia contemporânea e a obra de Nietzsche, nas suas mais diversas interlocuções.Seu formato visa a patrocinar intervenções sucintas e diretas, nas formas de mesas-redondas, assim como apresentações mais longas, na forma de conferências. Em ambos os casos, serão valorizados o debate e a contraposição de ideias.

OBS: Mesmo com a paralisação de quarta, o evento está mantido, comunicamos com a APUB e justificamos que a atividade envolve despesas que não podem ser alteradas e está planejada há muito tempo. Somos a favor e iremos participar das atividades em defesa da educação pública e gratuita.


Comments

Comments are closed.

Name (obrigatório)

Email (obrigatório)

Site

Speak your mind