Blog do Ciclo de Palestras – Computação e Ética na Sociedade Contemporânea

Esse blog surgiu da vontade de registrar e compartilhar com a sociedade as diversas discussões, visões e opiniões dos participantes do Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea, oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da UFBA.

O objetivo é  informar e despertar uma consciência crítica e responsável sobre os diversos aspectos associados aos impactos da informática na sociedade, analisando as suas influências, positivas e negativas, do ponto de vista sociais, econômicos, políticos, ecológicos e éticos, observando as dimensões individual, regional, nacional e internacional.

A cada semestre são debatidos temas que estão em grande repercussão na sociedade e que influenciam na formação do estudante da área de computação e afins. Discutimos a ética na perspectiva de que ela perpassa por todas as ações dos humanos enquanto seres sociais, portanto aprender conceitos éticos nos permite transitar em todos os aspectos da vida, incluindo o profissional, de forma correta e íntegra.

Em 2014 ampliamos as ações organizando o Ciclo de Palestras Computação e Ética na Sociedade Contemporânea, uma atividade de extensão que permite levar as discussões, antes restritas aos estudantes matriculados no componente curricular componente curricular: Computador, Ética e Sociedade, para a sociedade em geral.

Esperamos que este blog deixe como legado o pensamento dos estudantes universitários e participantes da sociedade,  ao longo do tempo, servindo de perfil histórico para as futuras gerações.

Este blog foi idealizado  pelas professoras Anna Friedericka Schwarzelmuller e Débora Abdalla Santos e contou com a colaboração de Girleandila Portugal e Allan Thales.

Uma ideia sobre “Blog do Ciclo de Palestras – Computação e Ética na Sociedade Contemporânea

  1. Os direitos humanos devem ser respeitados, quando se encontra um limite entre o que é razoável e o que é não razoável para delimitar os direitos humanos na grande rede, eis que surge a questão: o que é certo e o que é errado quando se trata de respeitar os direitos humanos na rede, pois então, isso envolve crimes como pedofilia, pirataria, invasão de privacidade, entre outros, é preciso criar leis que definam coerentemente esses fatos, para que possamos viver numa sociedade mais justa e igualitária!