11/01 Autores da UFBA

Autores

Celebramos a UFBA que escreve e publica sobre uma diversidade de temas no campo das Artes e da Cultura. Ao longo das décadas,construímos um elenco considerável de contribuições nessa área.

 

UTORES DA UFBA

LIVROS NO CAMPO DAS ARTES E DA CULTURA PUBLICADOS PELA EDUFBA EM 2015:

“O Mentiroso”, de Marcos Villa Góis

Com estilo de peça teatral, o livro apresenta a montagem do espetáculo “O Mentiroso”, adaptação do clássico Il Bugardo, de Carlo Goldoni, que, segundo o autor, “surge, hoje, como um alerta à mentira e a hipocrisia”. Com enredo que gira em torno das mentiras do personagem Lélio dos Humildes ao assumir a autoria de uma serenata dedicada à Rosaura, que na verdade havia sido feita por Florindo, sem amá-la de verdade, e, após, diversas mentiras surgirem na tentativa de encobrir a primeira e, ao fim, Lélio se vê apaixonado pela pessoa a qual mentia desde o principio, o livro pretende instigar a percepção humana para o belo e a verdade.

Fonte: http://www.edufba.ufba.br/2015/11/o-mentiroso/
autores 1

AUTORES DA UFBA

LIVROS NO CAMPO DAS ARTES E DA CULTURA PUBLICADOS PELA EDUFBA EM 2015:

“Cinema e sociedade no Brasil: análise de mensagens”, de Júlio César Lobo

O livro é uma reunião de textos sobre o cinema brasileiro, produzidos entre 1993 e 2012, que analisam a potência dos filmes de produzir uma densa representação social. Observando o vínculo que se estabelece entre o cinema e a sociedade, o autor se preocupa também com a contextualização das obras analisadas.

Fonte: http://www.edufba.ufba.br/…/cinema-e-sociedade-no-brasil-a…/
autores 2

AUTORES DA UFBA

LIVROS NO CAMPO DAS ARTES E DA CULTURA PUBLICADOS PELA EDUFBA EM 2015:

“Conversas de capoeira”, de Pebro Abib

O título reúne textos publicados entre 2009 e 2013 na internet, nos quais são discutidos diversos temas relacionados ao universo da capoeira. De forma leve e prosaica, o autor utiliza seus 25 anos de vivência na luta e sua proximidade com os estudos da educação e das ciências sociais para dissertar sobre questões como gênero, classes sociais, grupos étnicos, dentre tantas outras que perpassam a análise e a prática da capoeira.

Fonte: http://www.edufba.ufba.br/2015/11/conversas-de-capoeira/
autores 3

AUTORES DA UFBA

LIVROS NO CAMPO DAS ARTES E DA CULTURA PUBLICADOS PELA EDUFBA EM 2015:

“Tropixel: arte, ciência, tecnologia e sociedade”, organizado por Karla Brunet e Raquel Rennó

Resultado de uma série de discussões, práticas e reflexões realizadas no Festival Tropixel, que reuniu artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo em 2013, este livro traz temas que abrangem a arte, a ciência, a cultura, a sociedade e as suas interseções. Também são abordados assuntos como agroecologia e tecnologia.

Fonte: http://www.edufba.ufba.br/…/tropixel-arte-ciencia-tecnolog…/
autores 4

AUTORES DA UFBA

LIVROS NO CAMPO DAS ARTES E DA CULTURA PUBLICADOS PELA EDUFBA EM 2015:

“Viva o Povo Brasileiro e João Ubaldo Ribeiro: Antologia”, de Dalva Tavares Lima

A obra é uma coletânea que aborda através de um conjunto de textos ecléticos, ilustrações e depoimentos, a realidade da população brasileira e da sua heterogeneidade cultural à luz das obras de João Ubaldo Ribeiro. Mais do que um título documental, o livro é o resultado de expressões de diversas pessoas, que decidiram expressar sua homenagem ao autor, além de enaltecer a sua querida Ilha de Itaparica e a gente brasileira.

Fonte: http://www.edufba.ufba.br/…/viva-o-povo-brasileiro-e-joao-…/
autores 5

AUTORES DA UFBA

LIVROS NO CAMPO DAS ARTES E DA CULTURA PUBLICADOS PELA EDUFBA EM 2015:

“O Espírito… dos Outros: Crônicas Modernas (História, Arte e Crítica)”, de Arlindo Fragoso

Trata do resgate da obra de Arlindo Fragoso (1865 – 1926), importante intelectual, jornalista e ensaísta responsável pela fundação da Academia de Letras da Bahia. Desconhecido por grande parte da população, esta obra de Fragoso, uma coletânea de 250 crônicas sobre história, arte e crítica em edição fac-símile, é reapresentada ao leitor pela primeira vez desde 1917.

Fonte: http://www.edufba.ufba.br/2015/06/o-espirito-dos-outros/
autores 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UFBA 70 Anos